I Semana Brasileira de Física Ambiental - I SBFA

A I Semana Brasileira de Física Ambiental - I SBFA - foi uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Física Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso, o qual objetivou a troca de informações entre pesquisadores que atuam no estudo do funcionamento de ecossistemas e sistemas urbanos, criando assim uma cultura de intercâmbio de experiências. O evento aconteceu entre os dias 16 e 18 de novembro de 2022, com intensa programação de reflexões e homenagens. O evento realizado pelo Programa de Pós-Graduação de Física Ambiental (PPGFA) e apoio do Instituto Nacional de Áreas Úmidas (INAU). A I SBFA promoveu uma interlocução interdisciplinar envolvendo profissionais de diversas áreas com interesses comuns sobre diversos tópicos. O evento celebrou o trabalho e a trajetória do professor Dr. José de Souza Nogueira, conhecido como “Paraná”, falecido em 2021. O prof. Paraná foi um dos idealizadores do PPGFA, iniciando os estudos sobre funcionamento dos ecossistemas em 1999. A I SBFA esteve integrada também com discussões que aconteceram no mesmo período na Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), realizada no Egito. A I SBFA trouxe palestrantes de renome internacional, como o Prof. Dr. Ricardo Galvão e o Prof. Dr. Tomas Ferreira Domingues.

O Prof. Dr. Ricardo Galvão é ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e atual presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a palestra redigida por Galvão teve como tema “Amazônia, Cerrado e Desmatamento” a qual relatou um breve cenário atual das mudanças climática, seguida de uma discussão sobre a importância da Amazônia como sequestradora de carbono.

Assista à Palestra do Prof. Dr. Ricardo Galvão.

A I SBFA também contou com a participação do professor Dr. Tomas Ferreira Domingues que possui sua linha de pesquisa no funcionamento de ecossistemas tropicais, produtividade primária e ciclos biogeoquímicos (USP). O tema de sua palestra “A manipulação experimental na escala do ecossistema é necessária para estudos de solo-vegetação-atmosfera”, considerando que as mudanças no clima em escala global é o resultado da mudança da cobertura da terra, alterações nos ciclos biogeoquímicos e desestabilização da biodiversidade, o que demanda uma melhor representação dos processos e mecanismos ecológicos.

Assista à Palestra do Prof. Dr. Tomas Ferreria Domingues.

Outro palestrante foi o Prof. Dr. Sergio Roberto de Paulo, membro do comitê científico do evento, que apresentou o tema "Estudo dos Sistemas Ambientais Naturais Fundamentado na Teoria de Sistemas Complexos". A palestra focou na Teoria dos Sistemas Complexos e resultados de suas pesquisas com dados micrometeorológicos obtidos na Amazônia, Cerrado e Pantanal de Mato Grosso.

Assista à Palestra do Prof. Dr. Sergio Roberto de Paulo.

O evento também promoveu os minicursos. O Prof. Dr. Marcelo Sacardi Biudes ministrou o minicurso "Sensoriamento Remoto Aplicado a Estudos na Física Ambiental", com abordagens sobre histórico e fundamentos do sensoriamento remoto, alguns programas espaciais e algumas aplicações do sensoriamento remoto a estudos na Física Ambiental. A Profa. Dra. Iramaia Jorge Cabral de Paulo ministrou o minicurso “O Pensamento Sistêmico como fundamento da pesquisa em Ciências Ambientais”, aprofundando estudos das Ciências Ambientais, sistemas complexos, dinâmicos e fora do equilíbrio que requerem uma abordagem epistemologicamente diferenciada em relação a abordagem clássica destinada a sistemas próximos do equilíbrio.

O evento ainda celebrou os 50 anos do Instituto de Física da UFMT com a palestra "Bases Científicas para o Desenvolvimento Sustentável" ministrada pelo Prof. Dr. Ricardo Galvão, finalizando o evento.

Assista à Palestra do Prof. Dr. Ricardo Galvão.

Redes sociais do PPGFA

Outros Links úteis: