Inserção Regional
A região onde se situa o Estado de Mato Grosso apresenta uma grande diversidade de recursos não devidamente explorados, o que torna a região Norte/Centro-Oeste um potencial foco de futuras migrações, havendo possibilidade concreta de grande aumento populacional nas próximas décadas, conforme já vem ocorrendo há algum tempo. Tal perspectiva, no entanto, ocorre num contexto de ausência de um claro conhecimento do papel dos ecossistemas da região no que diz respeito à manutenção dos ciclos hidrológico, de nutrientes, de carbono e outros gases, e no equilíbrio climático da Terra.
Assim sendo, existe uma certa urgência em se promover ações que levem à compreensão das múltiplas relações existentes entre as várias dimensões do meio-ambiente no contexto regional, que tem uma importância considerável no âmbito do entendimento das mudanças globais e do meio ambiente do planeta como um todo. Vale a pena destacar, neste momento, que as regiões de transição entre os três ecossistemas do Estado de Mato Grosso estão sendo transformadas rapidamente ao longo do tempo, devido à expansão da agricultura e pecuária.
Desta forma, a região do Estado de Mato Grosso reúne duas condições importantes que não são encontradas em outras regiões do país: Primeiro, uma situação de intensa transição temporal, caracterizada pela ocupação humana; segundo, uma particular situação de transição espacial, caracterizada pelas regiões de transição entre os três ecossistemas. Tais particularidades locais colocam o grupo de pesquisa da UFMT em condições ótimas para a consolidação de um programa de pós-graduação sobre a temática do funcionamento de ecossistemas e ação antrópica.